"Para que todos vejam e saibam, considerem e juntamente entendam que a mão do SENHOR fez isso." (Isaías 41:20).

27 de fevereiro de 2013

As Alianças... Elo de Amor.


Olá Meninas! Olá Meninos!


Hoje vamos falar de um dos símbolos mais importantes do casamento, o que significa e representa: as ALIANÇAS.  O termo aliança, vem do Hebraico e possui o sentido de compromisso. O anel usado pelos casados, tem a função de unir e ao mesmo tempo, isolar... proteger. Mary de Burgundy, foi a primeira noiva da História a usar uma aliança como sinal de amor e união duradoura. A iniciativa de presenteá-la com um anel de diamantes, foi de seu  noivo, o Arquiduque Maximilian da Áustria, em 1477. A forma circular do anel, sem começo nem fim, seria um prenúncio da continuidade do amor e devoção ao longo da vida do casal. É o protetor simbólico da união. Colocar uma aliança no dedo de outra pessoa, significa aceitar o outro como um presente. O costume de usar o anel no dedo anelar da mão esquerda, parece ligado a uma crença antiga: acreditava-se que nesse dedo, existia uma veia que ia direto ao coração. Este vídeo abaixo reproduz esta importância:



O SIGNIFICADO DA ALIANÇA NO CASAMENTO

Os que já se casaram firmaram promessa de aliança eterna, até que a morte os separe. Os que ainda irão se casar, também firmarão promessa de aliança eterna com seus amados. Aliança é um compromisso ilimitado que o casal assume diante de DEUS e dos homens como confissão de amor eterno.

 “De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que DEUS ajuntou não o separe o homem”. Mateus (19:6)

Características da Aliança no casamento.


a) Juramento
b) Fidelidade
c) Vida compartilhada
d) Compromisso
e) Prioridade
f) Lealdade
g) Companheirismo

Durante a cerimônia de casamento os cônjuges fazem promessas como:

a) Amar
b) Honrar
c) Cuidar
d) Respeitar

Incondicionalmente como:

a) Na alegria
b) Na dor
c) Na saúde
d) Na doença
e) Na Riqueza
f) Nos momentos difíceis
g) Até que a morte os separe

Mas se em todas estas promessas, DEUS não estiver inserido como centro e razão da união, o compromisso foi firmado apenas entre duas pessoas. A aliança entre DEUS e duas pessoas que se unem pelos laços do matrimônio, vai muito mais além de um simples contrato de casamento, ou regime de comunhão de bens. 

a) Para que um casamento possa ser considerado como aliança é preciso que DEUS seja convidado a estar presente como testemunha eterna.

b) No casamento não pode haver egoísmo e nem individualismo, os cônjuges não são mais crianças, não deve existir expressões como "eu" e "meu".

c) As expressões que deverão ser usadas sempre serão "nós" e "nosso", e assim vamos prosseguindo no crescimento e amadurecimento no plano de DEUS para o casamento.

Coloque nas mãos d'Ele seu casamento, faça sua parte, viva em perfeita harmonia, experimente a plenitude de seu relacionamento vivendo em sabedoria.

"Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante. Também se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade”. Eclesiastes (4:9-12).

Bom... 
Agora que já falei sobre a Aliança NO casamento, falarei  um pouco sobre a aliança DE casamento; o objeto de metal precioso, símbolo visível do elo de amor entre o casal. Existem vários modelos para todos os estilos, gostos e poder aquisitivo, a escolha sempre recai sobre aquele que melhor se ajusta nesses pilares. Alguns modelos e estilos:




A tradicional "Meia-Cana", retas, largas, finas... Todas lindas à sua maneira.

Quero agora compartilhar com vocês, um momento mágico que muitas vezes tive oportunidade e privilégio de ver. Durante muitos anos, tendo eu sido casada com um joalheiro, pude acompanhar ''in loco'' a feitura de muitas jóias, de variados formatos, com e sem pedrarias. E a aura mágica que um par de alianças tem, sempre me acompanhou justamente pela amplitude, por tudo que elas significam. Sempre me impressionou o trabalho artesanal... O carinho e talento com que ele as fazia. Este vídeo mostra o processo artesanal de um ourives trabalhando; mostra como alguns gramas de ouro - que contém as bênçãos divinas e as suas promessas no altar - tem toda uma história própria. 



A SUA aliança foi feita assim:





*Meus respeitos e reconhecimento a todos os profissionais de ourivesaria.

Fantástico, não?! 


Queridas, a Sammia do Casando Sem Grana teve uma experiência pessoal e compartilhou no blog um vídeo feito por ela, além de uma dica valiosa!! Visite e veja aqui.


Espero seus comentários, beijos,








Um comentário:

Anônimo disse...

lindo Post Jussara

super explicadinho e emocionante

bjos querida vc sempre uma querida com todos

Regina campos