Olá meninas!... E meninos! rs
Após um período sem postar, procurando algumas coisas bacanas para dividir, me deparei com um texto da Cerimonialista Mônica Lourenço, da Brides Assessoria, que resume exatamente TUDO que cerca nossa profissão, nosso mundo dos casamentos. Uma explicação detalhada para quem conhece, já ouviu falar, mas não sabe muito bem o que é, quando é feito, como é feito, e porque dos detalhes que fazem diferença em nossos serviços. Você, noivinha, vai ter agora a oportunidade de sanar algumas dúvidas que tem. Caso surjam outras, estarei à sua disposição para dirimir todas. Entre em contato. Grande beijo
Quando
Nem Tudo Sai Perfeito!
O que faz uma cerimonialista? O
que uma cerimonialista NÃO faz? Quanto custa?
ORGANIZAR, ASSESSORAR, CONFERIR...
"Estou há tempos pensando em como escrever este post. Não se trata exatamente
sobre os imprevistos de um casamento, fala mais sobre o que faz uma
cerimonialista.
Porque
esta é uma pergunta que muita gente me faz, e também, porque esta é uma
pergunta que muita gente não faz, e acaba pensando coisa errada.
A principio posso dizer que tenho dois tipos
de clientes: A com POUCA expectativa, e a com MUITA expectativa. A cliente, com
POUCA expectativa, é aquela que chega até você sem saber o que você faz, acha
que na verdade você é a "tiazinha" da porta da igreja que vai arrumar
a fila de entrada dos padrinhos. Quando você enumera tudo que uma
cerimonialista faz, ela exclama:
“- Caramba, tudo isso!?”
A cliente, com MUITA expectativa, acha que
além de você fazer todas as atividades de cerimonialista, você deveria ser também
decoradora, florista, babá das crianças da festa, segurança etc... etc... Isso
tudo, claro, pela metade do preço que você cobra.
Valorizar o trabalho dos outros pra quê né?
Não é fácil ser cerimonialista, dá bastante
trabalho. E não, não é qualquer um (vulgo amiga da noiva, tia, madrinha) que pode
realizar este trabalho durante a sua festa.
Então
vamos lá... Afinal, o
que faz uma cerimonialista?
Eu já apresentei alguns textos sobre o
assunto, e até temos uma descrição do serviço no site, mas sempre me perguntam
tim tim por tim tim então vou explicar item por item, sempre tendo em mente que
o trabalho efetivamente da cerimonialista é ORGANIZAR. Sim, este é
o verbo. Você vai contratar uma cerimonialista para organizar o seu casamento.
O profissional que vai colocar as coisas em ordem. Vai montar com você e seu
noivo todo o evento.
Antes
do evento - Reuniões periódicas e auxílio
na escolha dos fornecedores;
Desde o momento em que você fecha o contrato
temos comunicação periódica para tirar as dúvidas dos noivos, sobre que
fornecedor contratar, sobre roupas, sobre quantidades, dúvidas quanto à decoração,
indicação de fornecedores, aconselhamento sobre o número de convidados, sobre
os itens que devem ser comprados e levados para o dia do casamento, sobre
locais, valores etc... Antes do casamento a cerimonialista vai ASSESSORAR os noivos.
Comunicação
com os fornecedores contratados para alinhamento de informações e verificação
dos contratos.
Participamos da reunião de decoração e
anotamos as escolhas dos noivos, para que no dia possamos conferir que tudo que
você decidiu é o que está apresentado. (Isso impede de ter alguma confusão e de
repente você chegar em um casamento todo rosa, quando na verdade escolheu
amarelo!)
Reunião
com os noivos e check-list de atividades e fornecedores;
Quem vai trabalhar no seu casamento, que
horas vai chegar, como vai proceder, o que precisa trazer, o que foi combinado
com os noivos, todas essas questões são repassadas e conferidas com a equipe de
cerimonial que vai organizar e cuidar para que todos os fornecedores trabalhem
interagindo sem problemas ou falhas de comunicação.
Definição
de modelo de cortejo e cronograma da cerimônia e recepção junto com os noivos e
ensaio;
Como será a entrada, quem entra primeiro,
quem entra com qual música, que horas entra a aliança, como será a saída, quem
sai primeiro, o que fazer depois que sair, etc... E claro ensaiar todo mundo é
fundamental.
Isso
tudo é o que vai acontecer antes do dia do casamento.
E então
chega o big day, qual o papel da cerimonialista?
No dia do casamento a cerimonialista começa
a trabalhar cedo, a principio levando todas as coisas da noiva para a casa de
festa (guardanapos de tecido, lembrancinhas, itens pessoais, brindes de
pista, topo do bolo, e tudo mais que foi entregue durante o planejamento), depois
liga para os padrinhos confirma a chegada deles na igreja (um pouco mais cedo
para repassar o ensaio) e segue para a casa de festa para verificar a montagem.
Tem casa de festa que não precisa de auxílio,
mas tem casa de festa que precisa de ajuda para montar a mesa de doces ou de
lembranças, não é uma obrigação, mas a cerimonialista pode auxiliar.
*Esta é a forma que a minha equipe trabalha [a minha também!], pode haver diferenças nas atuações de outros profissionais, afinal cada um faz o que acha correto, o que acha que funciona para a sua empresa e para o seu cliente.
No dia do evento
- Acompanhamento
na montagem do evento, verificando a entrega de todos os itens contratados
conforme o contrato dos fornecedores;
- Assessoria
no recebimento e montagem da mesa de doces, chá/café e lembranças (se necessário);
- Assessoria
para reposições de louças, doces, entre outros, durante o evento;
- Resolução
de emergências e imprevistos caso haja falha nos serviços contratados (Falta
de algum fornecedor ou algo entregue errado, ou ainda, não entregue a tempo).
A cerimonialista executa ainda o serviço de
supervisão das dependências da casa: limpeza, louça, prejuízos. Não é nossa
obrigação limpar o banheiro, repor os pratos ou limpar os cacos de um copo que
quebrou no meio da pista, mas é nossa função informar o responsável e cuidar
para que aquele problema seja rapidamente sanado sem prejudicar o evento.
Supervisão
de higiene e limpeza das dependências do local;
Auxiliar na portaria do evento, que
normalmente possui uma recepcionista da casa para receber os convites,
conferindo a entrada dos convidados, recebendo presentes e encaminhado os
convidados ao local da festa.
Execução
dos procedimentos de recepção escolhidos - lista e contagem de convidados,
encaminhamento à mesa.
Na hora da cerimônia a equipe de cerimonial
chega antes ao local, também para conferir a decoração, conferir com os músicos
as melodias que serão apresentadas, e montar toda a esquematização da atuação,
recebendo os padrinhos, colocando lapelas, auxiliar com gravatas, echarpes,
bolsas, etc... E claro explicar e ensaiar o cortejo. Além de reservar os bancos
para os padrinhos, pajens, avós, e para quem mais os noivos solicitaram durante
o planejamento.
- Execução
de cronograma para a Cerimônia.
- Reserva
de bancos na igreja conforme a vontade dos noivos;
- Recepção
dos padrinhos e demais convidados na igreja;
- Orientação ao cortejo de entrada e saída;
- Orientação
à entrada da noiva (retoques de maquiagem, auxílio com vestido e buquê);
- Encaminhamento dos noivos à sessão de fotos.
Então a equipe se desloca novamente para a
casa de festas, e organiza toda a atuação dos noivos. Como a entrada, o
discurso, a dança, o brinde, o buquê, etc.... Além de auxiliar na sessão de
fotos, organizando e buscando no salão as pessoas que vão tirar as fotos
oficiais com os noivos.
- Execução
de cronograma para a Recepção.
- Coordenação
à dança dos noivos, o corte do bolo, brinde com pais e padrinhos, abertura de
buffet, abertura da pista de dança;
- Coordenação
do horário de início dos serviços de buffet, bar, atrações especiais (se
houver);
- Entrega
de lembranças e bem casados aos convidados;
- Verificação
de bebidas consumidas junto ao buffet;
- Verificação
de itens de decoração e checagem de quebras ou danos.
Como você pode perceber, além de organizar,
a cerimonialista também confere a postura dos fornecedores e se tudo está de
acordo com o que foi contratado. CONFERIR é uma das responsabilidades da
cerimonialista. É o profissional que é os "olhos dos noivos" durante toda a festa,
porque os noivos estão ocupados cumprimentando os convidados, conversando com
os amigos e se divertindo. A cerimonialista resolve emergências do tipo:
Convidados com dor de cabeça, alça do vestido que rasgou, sola do sapato que
soltou, garçom que não chegou até as mesas do fundo, etc.
O que NÃO faz uma cerimonialista? Cerimonialista não decora a festa, ao menos
que ela também tenha a profissão de decoradora, mas a decoração não é a função
do cerimonial. Cerimonialista não é a "chefe dos garçons", não serve
mesa, não retira louça suja das mesas, isso é função da equipe de buffet e limpeza.
Não é porque você contratou uma equipe de cerimonial que ela vai tomar conta
das crianças da festa, não somos babás. Somos responsáveis pelo bem estar de
todos. Se você desejar este serviço específico para as crianças é preciso
contratar o profissional adequado.
Porque o título do texto é: Quando nem tudo sai perfeito!
Contratar
uma cerimonialista não quer dizer que tudo será perfeito.
Cerimonialista
também não faz milagre!
Existem fatores além da responsabilidade de
um profissional do ramo de cerimonial que podem prejudicar o evento... A
cerimonialista é um maestro, regendo uma orquestra de profissionais que são os
fornecedores do seu casamento.
Se alguém não faz o seu dever, isso afeta diretamente o conjunto da obra,
mas é responsabilidade exclusiva de quem não o cumpriu. A cerimonialista
coordena, mas não se responsabiliza pelo serviço do outro. Cada um que faça o
seu!
Por exemplo, a comida e o serviço de garçom é
responsabilidade do buffet contratado, portanto se faltar comida ou garçom para
atender a demanda, é responsabilidade
do buffet e não da equipe de cerimonial.
Se você decidiu convidar mais pessoas do que a casa comporta, ou a casa está
oferecendo menos cadeiras do que deveria,
não é responsabilidade da cerimonialista. A cerimonialista deve sim,
informar à casa que faltam lugares, e
solicitar que ela providencie acomodações.
Por isso todos os fornecedores contratados
devem ser de confiança e estarem aptos para executar o que se propõem.
Contratar um profissional de buffet, decoração, ou até mesmo músico que você não
confia, e contar com a cerimonialista
para resolver isso é uma tremenda furada!
A cerimonialista também
não se responsabiliza pela conduta dos seus convidados.
Distribuímos as lembranças
civilizadamente. Tentamos evitar que as pessoas ataquem as mesas de doces,
levem objetos para casa e todas aquelas atividades desagradáveis que todos nós
sabemos que acontecem nos casamentos. Mas em nenhum momento vamos agir de forma
ríspida ou tomar atitudes desenfreadas como revistar bolsos e enfrentar
pessoas. Isso não é nossa responsabilidade. Podemos informar ao convidado que
aquele vaso que ele está levando é alugado, que é da casa de festa, etc... Mas
não vou arrancar nada da mão de ninguém. Não me responsabilizo pelo comportamento
alheio. Isso inclui principalmente os familiares e os padrinhos do casal.
Cerimonialista não tem
culpa das intempéries.
Só para ficar
registrado: Se chover, a culpa não é minha! Eu até faço simpatia se quiser, mas
nada é garantido.
(Parece piada, mas já teve noiva chateada comigo porque choveu no dia do casamento! rs)
Quanto custa uma
cerimonialista?
O preço é muito variável. Eu mesma hoje
(2012) estou cobrando em torno de R$ 1.500,00 [valor exposto, da Brides Assessoria], por todos os serviços que
citei e expliquei acima. Mas existe uma diversidade de pacotes que geralmente
as cerimonialistas oferecem (só cerimônia, só recepção... etc...). Eu não
trabalho com pacotes, mas o preço pode variar de acordo com o local
(se é muito longe ou fora da cidade, incide em taxa de deslocamento -
combustível), e com o número de convidados (este implica diretamente no valor)
pois, é de acordo com o número de convidados que monto o número da equipe
(quantas auxiliares serão necessárias para trabalhar naquele evento).
PERGUNTAS
QUE EU NORMALMENTE ESCUTO
Posso decidir ter uma
equipe menor para diminuir o preço?
Não. A necessidade da equipe é o profissional que escolhe, a gente sabe quantas
pessoas vai precisar para cada evento. Não dá para levar profissional a menos
para baratear e atrapalhar o andamento do serviço. Enquanto uma auxilia a
sessão de fotos, por exemplo, existem outras tarefas para serem realizadas,
como conferir o serviço de garçons ou conferir as músicas com o DJ.
Minha casa de festas já
tem uma recepcionista na porta, preciso contratar a sua equipe? Não posso
contratar só você?
Nós não somos recepcionistas. Toda a casa de festa possui uma recepcionista. E
ela trabalha para a casa de festas não para a equipe de cerimonial. Na hora de
distribuir os brindes na pista, ou de ajudar um convidado que passou mal, ou de
buscar um padrinho para as fotos eu não posso contar com a recepcionista da
casa de festas.
Porque você cobra taxa
de deslocamento?
A taxa de deslocamento é algo existente em todos os orçamentos de todos os
profissionais, mesmo que embutido. Ninguém vai cobrar o mesmo preço para fazer
um evento na Região dos Lagos, do que usualmente cobra para fazer nos bairros
mais próximos, por exemplo. A gente gasta combustível, ainda mais porque não é
um local que a equipe compareça apenas uma vez e pronto. Tem reunião de decoração,
montagem de layout e tudo mais. Eu só descrimino no orçamento o quanto é o meu
serviço, e o quanto é o gasto pelo deslocamento da equipe. Nada mais justo.
A igreja já tem uma
"senhora" que vai me ajudar no dia. Preciso de cerimonialista?
A "senhora" que abre a porta da igreja não é cerimonialista. Ela vai
receber os padrinhos e formar uma fila. Se você acha que este auxílio já é
suficiente, ótimo!
Porque a minha irmã,
tia, madrinha, mãe, não pode ser a minha cerimonialista?
Eu sei que muita gente acha que cerimonialista não faz nada. Mas aviso:
Cerimonialista trabalha bastante! É uma correria durante todo o evento. Além da
sua amiga, ou familiar, não ser uma profissional acostumada com todos os
pormenores, atividades, e imprevistos, comuns ao evento, ela é uma
convidada e merece se divertir como todos os outros convidados, e não ficar
preocupada com o número de bebidas que está sendo consumido, ou se tem alguém
vomitando no banheiro.
E claro, não custa ressaltar, que é obrigação de
todos os profissionais que trabalharão no evento:
Ser simpático,
solícito, agradável, tratar bem todos os convidados, agir com ética,
honestidade, cooperar para que tudo saia perfeito. Mas isto não está incluso no orçamento. É
gratuito."
É exatamente isso. Assino embaixo de cada argumento.
Beijos no coração
*Matéria Originalmente publicada em 29 de Junho de 2012.
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