Olá Meninas... e Meninos! rs
No último dia 23/06/14, publiquei em meu perfil do Facebook um alerta às noivas para o que, infelizmente, tem acontecido com frequência assustadora. Esta publicação já alcançou mais de 670 compartilhamentos até agora, e tem o apoio de Fotógrafos, Cinegrafistas, Cerimonialistas, Noivas e Noivos, e transcrevo aqui para que possa auxiliar quem não o viu por lá. Vale uma observação: Casamento é um rito de passagem, e uma cerimônia - religiosa ou não - é uma ocasião SOLENE. Sendo uma solenidade, tem todo um ritual, formalidades, regras, ordem e protocolos dentro de um Cerimonial a ser seguido por todos. Exige-se postura respeitosa, reverente e discreta por parte da assistência/convidados, não importando se realizado em templo religioso, em casas de festas, cartório ou em qualquer outro lugar oficializado pelos noivos para acontecer.
Sei que pode parecer antipático ditar regras mas, creia, não é. Ser convidado, é uma deferência enorme! Se o foi, é porque os noivos têm grande estima, consideração, carinho e respeito pela pessoa e desejam que no momento mais importante da vida deles enquanto casal, ela esteja presente. Educação comportamental, é tão ou mais importante do que a beleza, preço e modelo do traje que se está vestindo. É caro casar, e é incontestável esta realidade. Os noivos se preocupam em realizar seu sonho da forma mais bela possível, tornar único e inesquecível seu grande dia, e para isso não medem esforços na escolha dos melhores fornecedores que seu orçamento permite. O convidado que se porta adequadamente, demonstra respeito por eles, por suas famílias, e todo o planejamento, lutas e sacrifícios que fizeram para realizarem o sonho de uma vida, e princialmente, pelo carinho implícito no convite feito.
Não sou contra o convidado fotografar, sou contra aos abusos que tenho visto e que não dá pra ficar inerte. Nós Cerimonialistas, temos a obrigação de transmitir o correto e fazer com que o casamento (ou evento) para o qual fomos contratados, aconteça sem desgaste e organizado. Bom... Uma empresa já foi contratada para registrar; se o convidado deseja fazer um registro seu, faça-o de forma discreta e sem prejudicar o trabalho dos profissionais. É complicado administrar certas situações, e por isso, importante acatar quando o Cerimonial, Fotógrafo ou Cinegrafista solicitar afastamento ou impedir naquele momento, porque pode atrapalhar o andamento da cerimônia, o registro em si, e eles sabem o que fazem além de estarem sendo pagos pra isso.
Tire a ''forra'' na recepção, que por si só, é um espaço de confraternização, descontração, informalidade, e onde os noivos estarão mais relaxados e se divertindo na pista de danças curtindo seu momento especial. Agregue alegria! Vá apara a pista e se divirta com eles! Faça "Selfies"... (nesta hora é quase que obrigatório rs), mas na cerimônia, é conveniente se conter. Ser um "convidado legal" é um luxo!
Abaixo, imagens ilustrativas do que tem ocorrido aos registros profissionais.
DICA do nosso CERIMONIAL:
Queridas Noivas, devido ao grande número de comportamentos inadequados por parte de convidados nas entradas dos cortejos e durante as cerimônias (uso de flash, entrada total do corpo e de braços no corredor central, em busca de melhores ângulos), acarretando um alto índice de fotos oficiais sendo prejudicadas por isso, é conveniente que você tome algumas medidas de precaução.
Uma forma educada e carinhosa de alertar seus amigos, e se resguardar destes acontecimentos indesejáveis, é colocar esta informação em seu SITE de Casamento. Abra uma aba chamada DICAS IMPORTANTES, e ali, informe diretamente aos seus convidados sobre isso. Todo mundo acessa, fica sabendo, e o Cerimonial trabalha e administra melhor na ocasião. Para te ajudar, formatei um texto fácil ao entendimento de todos e que está abaixo. Fiquem à vontade para utilizar em seu site de casamento, se assim desejarem.
"Uso de CELULARES - TABLETS - CÂMERAS FOTOGRÁFICAS e FILMADORAS
Na CERIMÔNIA:
Queridos amigos, contratamos uma equipe de Foto e Filmagem para registrar nosso casamento, e pedimos carinhosamente que vocês se desliguem da tecnologia durante a Cerimônia, pois desejamos que apreciem tudo em tempo real; que sintam e vivenciem a mesma emoção conosco neste momento tão especial de nossas vidas. Queremos sentir seu coração batendo alegremente junto ao nosso, e termos lindas imagens eternizadas no álbum, para que nossos futuros filhos e netos, vejam e sintam também - nos mínimos detalhes - a nossa felicidade e a vibração de amor de nossos amigos.
Por isso, decidimos que o uso destes aparelhos NÃO SERÁ PERMITIDO NO INTERIOR DA IGREJA, desde o início da Cerimônia com a entrada do cortejo, até a saída do último casal de Padrinhos. Contamos com sua compreensão e elegante adesão. O Cerimonial irá orientá-los a respeito em sua chegada, e para que:
a) Configurem seus aparelhos celulares para o modo silencioso.
b) Durante a entrada e saída do Cortejo, mantenham-se em seus lugares.
c) Deslocamentos e trânsito, caso necessário, apenas pelos corredores laterais da Igreja.
Na RECEPÇÃO:
O uso destes aparelhos estará totalmente LIBERADO. Será um prazer eternizar nossa alegria, e depois recordarmos que neste momento tão feliz de nossas vidas, você estava se divertindo conosco.
Dúvidas a respeito, contate nosso Cerimonial:
(Nome e Contatos do seu Cerimonial)
Texto: Jussara Zangerolame
Fotos: Circulação de internet. Autoria desconhecida.
Fique à vontade para comentar!
Beijocas!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário